
18. Revista Eletrônica Pedagogia UFMT
v11 n1 2024
Artigo PEDAGOGIA SOCIAL: PERSPECTIVAS E ANÁLISE DE UM CAMPO EM CONSTRUÇÃO (p. 2-16) Lisley Maria Silva de Oliveira Taís Aparecida de Moura Juliana Cristina Bomfim Karina Elizabeth Serraze
Artigo O FEMININO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: LUGARES PRODUZIDOS E O CONHECIMENTO CIENTÍFICO (p. 17-33) Juliana de Souza Lima Lorena Azevedo do Carmo
Artigo A FORMAÇÃO DOCENTE PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL EM UMA ESCOLA MUNICIPAL NO PIAUÍ (p. 34-48) Nelson de Jesus Barros da Silva Douglas Pereira da Silva Walber Christiano Lima da Costa
Artigo UM DIÁLOGO SOBRE O USO E O DESEMPENHO DE MATERIAIS DIDÁTICOS ILUSTRADOS NO AMBIENTE ESCOLAR DE CRIANÇAS SURDAS EM UM ESTUDO DE CASO ENTRE SALVADOR - BRASIL E MADRID - ESPANHA (p. 49-60) Tamires Maria Lima Gonçalves Santos Ana Mampaso Martinez Marisol Benito Rey
Relato de Experiência O ESTUDO DA GRANDEZA DE MEDIDA DE TEMPO – MATERIAIS MANIPULÁVEIS NAS AÇÕES DE ENSINO E APRENDIZAGEM (p. 61-72) Danilaura Gama dos Santos Islane Souza Pereira Joyce Sales Longuinho Michele Sousa Santana Valéria Ramos dos Santos
Artigo O USO DAS METODOLOGIAS ATIVAS E DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO: PROFISSÕES EM FOCO (p. 73-88) Marcelo Pereira Rocha
Relato de Experiência PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO SOCIOCOGNITIVO NA EDUCAÇÃO INFANTIL (p. 89-97) Ana Clara Fonseca de Oliveira Fernanda Soares Mingorança Laura dos Reis Fagundes Luma Leitão Francklin Marisa Cosenza Rodrigues
Artigo CONVERS[AÇÕES] COM O ESTÁGIO NA EDUCAÇÃO INFANTIL ATRAVÉS DA CRIAÇÃO E APRESENTAÇÃO DE AMBIÊNCIAS (p. 98-110) Thalia Bresulin Souza Vivien Kelling Cardonetti
Artigo PROVIMENTO DA DIREÇÃO ESCOLAR DE MUNICÍPIOS DO TERRITÓRIO DE IDENTIDADE DO PORTAL DO SERTÃO (TIPS) NA BAHIA (p. 111-127) Solange Mary Moreira Santos Maciela Mikaelly Carneiro de Araújo Iane Cunha Oliveira
Entrevista ENTREVISTA COM CAROLINA CHERUBINI COSTA FREIRE (p. 128-132)

17. Revista Eletrônica Pedagogia UFMT
v10 n1 2023
A MEDIAÇÃO DOCENTE NO DESENVOLVIMENTO DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL. (p. 2-11). Ana Cleide de Luz Pereira Vívian Raquel dos Santos Lima Victória Régia dos Santos Lima
OS PROCESSOS DE BUSCA DA QUALIDADE EDUCACIONAL NA PERSPECTIVA DA GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA. (p. 12-25). Ademilson Marques de Oliveira
PESQUISA SOBRE O TRABALHO COLABORATIVO DOCENTE ENTRE PROFESSORES DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO E PROFESSORES DO ENSINO REGULAR: UM ESTUDO DO ESTADO DA ARTE (p. 26-36). Josileni de Moraes Nascimento
O LÚDICO NAS SÉRIES INICIAIS: PROPOSTAS E PRÁTICAS PARA UM ENSINO ATIVO E CRIATIVO (p. 37-52). Erica Aires de Castro Fares Frades Coelho Pollyany Pereira Martins
BRINCANDO COM CIÊNCIA E CIÊNCIA EM CASA: ATIVIDADES DE EXTENSÃO NA PANDEMIA (p. 53-60). Amanda Silva Lemes. Alexandre da Silva Teixeira Aline Alves de Oliveira Machado Luana Beatriz Moreira Nunes Adriana Régia Marques de Souza
CYBERBULLYING E CONTEXTO ESCOLAR: RECORTE BIBLIOGRÁFICO SOBRE BULLYING VIRTUAL E SUAS CARACTERÍSTICAS DENTRO DA ESCOLA (p. 61-73). Guilherme Vicari Vieira Guilherme Tomas de Santana Junior
A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA BAIXADA CUIABANA (p. 74-82). Juliete Pinheiro de Oliveira Hyanca Gomes Evangelista
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: EM BUSCA DE UMA FORMAÇÃO PARA ALÉM DO MERCADO DE TRABALHO (p. 83-94). Elisa de Arruda e Silva Itala Nathiara Abreu Oliveira
RESENHA: DA ROCHA, WESLEY HENRIQUE ALVES. DIÁRIO DE BITITA, DE CAROLINA MARIA DE JESUS: SALTANDO OS MUROS DA SUBALTERNIDADE, 2021. (p. 95-98). Giselly Beatriz da Silva Marcelino
RESENHA: BALL, STEPHEN J; MAGUIRE, MEG; BRAUN, ANNETE. COMO AS ESCOLAS FAZEM AS POLÍTICAS: ATUAÇÃO EM ESCOLAS SECUNDÁRIAS. (p. 99-103). Ceane Dias Magalhães

16. Revista Eletrônica Pedagogia UFMT
v9 n1 2022
AS CONTRIBUIÇÕES DA LITERATURA INFANTIL PARA O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA (p. 2-11). Pâmella Cristina santos de Matos
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DO CAMPO: INVESTIGANDO POSSIBILIDADES (p. 2-24). Milena da Silva Fernandes Wanderleya Nara Costa Gonçalves
ENSINO REMOTO DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19 (p. 25-33). Amanda Fernandes Brito. Cláudio Arruda Martins Brito.
HÁ ESPERANÇA DIANTE DA HEGEMONIA DO NARCISISMO DO PROFESSOR DA EDUCAÇÃO BÁSICA AO SILENCIAR O RACISMO EM SALA DE AULA? (p. 34-44). Fernando Daniel Eblin Pereira Greici Will Coelho Luíza Gonçalves dos Santos Mercedes Maria Silva Castro
O USO DE JOGOS EDUCATIVOS ONLINE COMO RECURSOS PARA SUPERAR DIFICULDADES DE APRENDIZADO (p. 45-61). Kelen Virginia Lisboa Rezende.
O APRENDIZADO DA DANÇA POR MEIO DA ESCOLA (p. 62-69). Giselly Beatriz da Silva. Marcelino
O QUE O PROFESSOR FAZ (p. 70-82). Bianca Santos de Jesus
O LÚDICO NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO (p. 83-92). Claudia de Fátima Barbosa Duval Catarina Conceição Pereira Cabral Laiza Fabricia Daniel de Souza Reginete dos Reis Oliveira Ronan Evangelista Padilha Mariza Campelo da Silva
RESENHA: LUCK, HELOISA. LIDERANÇA EM GESTÃO ESCOLAR, 2009. (p. 93-97). Ana Paula da Silva Almeida
RESENHA: LUCK, HELOISA. GESTÃO EDUCACIONAL: UMA QUESTÃO PARADIGMÁTICA, 2017. (p. 98-100). Ana Paula da Silva Almeida
RESENHA: ALMEIDA, SILVIO L. RAÇA E RACISMO, 2019. (p. 100-106). Larissa Madalena da Silva Pinheiro
ENTREVISTA COM O EGRESSO JEFERSON DOS SANTOS. (p. 107-111).

4. Revista Eletrônica Pedagogia UFMT
v3-nº1-2016
A PEDAGOGIA E SEUS SÍMBOLOS. (p. 2-13). Tânia Maria de Lima Amanda Carolina das Neves Miranda Amanda Yasmin Cezarino
PRESENÇA DAS MULHERES NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO: CUIABÁ (1965-1980). (p. 14-21). Nilce Vieira Campos Ferreira
PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL - PET: POR UMA JUVENTUDE PROTAGONISTA. (p. 22-29) Darci Secchi
CUIABÁ DAS CRIANÇAS E DOS ADOLESCENTES: A CIDADE COMO SALA DE AULA. (p. 30-43). Daniela Barros da Silva Freire Andrade Andréia Maria de Lima Assunção Camila Cristina Ferreira Ramos Naiana Marinho Gonçalves
DOSSIÊS SOBRE O BULLYING SOB O OLHAR DOS PROFESSORES. (p. 44-58). Eugênia Maria da Silva Morais
DOSSIÊS SOBRE A PRÁTICA DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA INCLUSIVA: DISCUSSÕES E REFLEXÕES NA FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE. (p. 59-71). Neuza Maria Ribeiro da Costa
DISSERTAÇÃO SOBRE EXPRESSÕES IDENTITÁRIAS NO ESPAÇO ESCOLAR: UM ESTUDO COM ESTUDANTES INDÍGENAS DE ESCOLAS PÚBLICAS URBANAS DE JI-PARANÁ, RONDÔNIA. (p. 72-73) Vanúbia Sampaio dos Santos
RESENHA: ZORTHÊA, KATIA SILENE. DARAITI AHÃ: ESCRITA ALFABÉTICA ENTRE OS ENAWENE NAWE, 2009. (p. 74-75). Ana Paula Cândida Ferreira
RESENHA: BAGNO, MARCOS. PESQUISA NA ESCOLA - O QUE É COMO SE FAZ, 1998. (p. 76-77). Thais Rodrigues Carlos
RESENHA: PARO, VITOR HENRIQUE. ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR: INTRODUÇÃO CRÍTICA, 1996. (p. 78-80). Alessandra Silva de Souza
ENTREVISTA COM O PROF.°DR.° SILAS BORGES MONTEIRO: DESAFIOS PARA UM NOVO CURSO DE PEDAGOGIA. (p. 81-85).

3. Revista Eletrônica Pedagogia UFMT
v2-nº2-2015
O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM CAMPO DE CONSTRUÇÃO DE APRENDIZAGEM E REFLEXÃO DA PROFISSÃO DOCENTE. (p.3-13). Ortência Morais da Silva Maiane Souza Santos Lilian Fonseca Lima
O OLHO DE CÉZANNE E O ESPÍRITO DA PINTURA. (p.14-23). Eliete Borges Lopes
ALUNO COM PARALISIA CEREBRAL NO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: QUESTÕES E REFLEXÕES SOBRE A INCLUSÃO ESCOLAR NA SALA DE AULA COMUM. (p.24-40). Ana Julia de Oliveira Milano Giovani Ferreira Bezerra
VIOLAÇÕES DOS DIREITOS DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES: FRAGILIDADE DE ARTICULAÇÃO ENTRE POLÍTICAS PÚBLICAS E REDES DE ATENDIMENTOS. (p.41-49). Marcilene Marques Pereira
JUVENTUDE, TRABALHO E EDUCAÇÃO: UMA ANÁLISE DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE INSERÇÃO DOS JOVENS NO MUNDO DO TRABALHO. (p. 50-63). Caliane Costa dos Santos da Conceição Jessica de Jesus Almeida
OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO NO BRASIL FRENTE ÀS CONTRADIÇÕES DO PAPEL DO ESTADO BRASILEIRO. (p.64-72). Jairo Pereira de Souza
A CONTRIBUIÇÃO DA LINGUÍSTICA PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA. (p.83-98). Cleria Lourdes Moreira Pereira Graduada em Letras Márcio Arthur Moura Machado Pinheiro
O PROCESSO FORMATIVO DO PEDAGOGO NO ÂMBITO DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA: UMA EXPERIÊNCIA DE DESAFIOS E POSSIBILIDADES. (p.99-107). Maiane Souza Santos Talamira Taita Rodrigues Brito
REFLEXÕES SOBRE CLASSE HOSPITALAR: RELATO DE EXPERIÊNCIA NO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO JÚLIO MULLER (HUJM)-UFMT (p.108-122). Alessandro Rodrigues da Silva Jane Vignado Iolanda Antonia da Silva
MEMÓRIAS DA CULTURA E EDUCAÇÃO NA PARAÍBA: A ATUAÇÃO DA CEPLAR (1961-1964). (p.123-132). Kelyana da Silva Lustosa Guilherme Lima de Arruda
BREVE RETROSPECTIVA DA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA NO BRASIL. (p.133-143). Patrícia Dias Darci Secchi
CONSELHO DE ACOMPANHAMENTO E CONTROLE SOCIAL DO FUNDEB NO MUNICÍPIO DE ALTA FLORESTA-MT: ESTUDOS PRELIMINARES DA ATUAÇÃO DOS CONSELHEIROS. (p.144-162). Eduardo José Freire
EDUCAÇÃO: FERRAMENTA DE AUTONOMIA DA CLASSE TRABALHADORA. (p.163-172). Lyvia Geovanni Melo Santos Tatiane Lopes Ericeira Graduanda Thaiane Sousa Brasileiro
ENTREVISTA COM A PROF.ª DR.ª IRENE CRISTINA DE MELLO: O ENSINO DE GRADUAÇÃO NA UFMT: AVANÇOS E DESAFIOS. (p.173-176).
DOSSIÊ COM NARRATIVA DE UM PROFESSOR INICIANTE: TRAJETÓRIAS E EXPERIÊNCIAS VIVIDAS ANTES E DURANTE O TRABALHO DOCENTE. (p.177-199). Alessandra Silva de Souza
RESENHA: BEZERRA, MARIA AUXILIADORA. ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA E CONTEXTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS, 2002. Marcilene Marques Pereira
RESENHA: CURY, CARLOS R. J. EDUCAÇÃO E CONTRADIÇÃO: ELEMENTOS METODOLÓGICOS PARA UMA TEORIA CRÍTICA DO FENÔMENO EDUCATIVO, 2000. Amanda Carolina das Neves Miranda Jairo Pereira de Souza

2. Revista Eletrônica Pedagogia UFMT
V. 2 n. 1 (2015)
A QUALIDADE DE ENSINO E A PRÁTICA PEDAGÓGICA NO ESTÁGIO CURRICULAR. Henrique Corrêa Lopes
AS CONTRIBUIÇÕES DO LIVRO “O ÍNDIO NA HISTÓRIA DO BRASIL” PARA EFETIVAÇÃO DA LEI 11.645/2008. Aila O. Serpa Patrícia Dias Thaís Oliva Fernandes Sanders Valdeson Paula Portela
CONSTRUÇÃO DO OBJETO/SUJEITO DE PESQUISA NAS CIÊNCIAS SOCIAIS. Aila O. Serpa
DIÁLOGOS DE UMA EDUCAÇÃO LIBERTADORA: DE MONTESSORI A PAULO FEIRE. Aline dos Santos Rossi
DIVERSIDADE RELIGIOSA NA ESCOLA PÚBLICA BRASILEIRA. Marcilene Marques Pereira.
EDUCAÇÃO DO CAMPO: ALGUMAS REPRESENTAÇÕES, SABERES E FAZERES, MEMÓRIAS DE UM TEMPO. Josemir Almeida Barros Evely Cristine Pereira de Aquino Oswaldo Samuel Costa Santos
EDUCAÇÃO ESPECIAL NA AMÉRICA LATINA: BREVE HISTÓRICO DO CHILE. Camila Rodrigues Francisco Jane Teresinha Domingues Cotrin
EXPANSÃO UNIVERSITÁRIA BRASILEIRA: PARTICIPAÇÃO DAS MULHERES NA UFMT (1950-1978). Janaina da Costa Albuquerque Grazillene Gomes Faria Baranoski Nilce Vieira Campos Ferreira
FERRAMENTA ANALYTIC PARA AVALIAR O PERFIL ACADÊMICO DO CURSO DE PEDAGOGIA - IFC – VIDEIRA. Leila Lisiane Rossi Luiz Gustavo Moro Senko Lizete Camara Hubler Tiago Heineck Angela Maria Crotti da Rosa
O NEOLIBERALISMO E SUAS IMPLICAÇÕES NA EDUCAÇÃO. Annyelle Ferreira Barreto de Lucena.
QUALIDADE EM ATENDIMENTO EM CRECHES: UM PRIMEIRO OLHAR. Rosani Beatriz Mertz Vanesa Alves de Moraes
RELAÇÕES ENTRE O BUDISMO E A EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA: SUSTENTABILIDADE E HUMANISMO NA PERSPECTIVA DO BUDISMO PARA UMA EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA HUMANISTA E AMBIENTAL. Orlando Cesar Barbeiro Junior
SER PEDAGOGO, SER PEDAGOGA, FRUTO DE UMA ESCOLHA? Bruna de Oliveira Santos Fernanda Ferreira dos Santos Rosangela da Silva Fernandes Macie Rosinete Maria dos Reis Thais Rodrigues Carlos
ENTREVISTA COM A PROF.ª DR.ª FILOMENA MARIA DE ARRUDA MONTEIRO.
RESENHA: LÜDKE, MENGA; ANDRÉ, MARLY E. D. A. PESQUISA EM EDUCAÇÃO: ABORDAGENS QUALITATIVAS, 2013. Raquel Alessandra de Deus Silva
RESENHA: SOARES, MAGDA B. LINGUAGEM E ESCOLA: UMA PERSPECTIVA SOCIAL, 2001. Mariana Hanae Nascimento Hayashi
UM ESTUDO SOBRE A CONCEPÇÃO DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM PESQUISAS SOBRE O PNAIC (p.217-230) Aline Cavalheiro Hyrycena Ana Paula Domingos Baladeli
DOSSIÊ SOBRE O PROGRAMA NACIONAL ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA (PNAIC): UM OLHAR NA PERSPECTIVA DAS ORIENTADORAS DE ESTUDO. Vanesa Alves de Moraes.

1. Revista Eletrônica Pedagogia UFMT
V. 1, n. 1 (2014)
A PEDAGOGIA E SEUS SÍMBOLOS. (p. 2-13). Tânia Maria de Lima Amanda Carolina das Neves Miranda Amanda Yasmin Cezarino
PRESENÇA DAS MULHERES NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO: CUIABÁ (1965-1980). (p. 14-21). Nilce Vieira Campos Ferreira
PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL - PET: POR UMA JUVENTUDE PROTAGONISTA. (p. 22-29) Darci Secchi
CUIABÁ DAS CRIANÇAS E DOS ADOLESCENTES: A CIDADE COMO SALA DE AULA. (p. 30-43). Daniela Barros da Silva Freire Andrade Andréia Maria de Lima Assunção Camila Cristina Ferreira Ramos Naiana Marinho Gonçalves
DOSSIÊS SOBRE O BULLYING SOB O OLHAR DOS PROFESSORES. (p. 44-58). Eugênia Maria da Silva Morais
DOSSIÊS SOBRE A PRÁTICA DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA INCLUSIVA: DISCUSSÕES E REFLEXÕES NA FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE. (p. 59-71). Neuza Maria Ribeiro da Costa
DISSERTAÇÃO SOBRE EXPRESSÕES IDENTITÁRIAS NO ESPAÇO ESCOLAR: UM ESTUDO COM ESTUDANTES INDÍGENAS DE ESCOLAS PÚBLICAS URBANAS DE JI-PARANÁ, RONDÔNIA. (p. 72-73) Vanúbia Sampaio dos Santos
RESENHA: ZORTHÊA, KATIA SILENE. DARAITI AHÃ: ESCRITA ALFABÉTICA ENTRE OS ENAWENE NAWE, 2009. (p. 74-75). Ana Paula Cândida Ferreira
RESENHA: BAGNO, MARCOS. PESQUISA NA ESCOLA - O QUE É COMO SE FAZ, 1998. (p. 76-77). Thais Rodrigues Carlos
RESENHA: PARO, VITOR HENRIQUE. ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR: INTRODUÇÃO CRÍTICA, 1996. (p. 78-80). Alessandra Silva de Souza
ENTREVISTA COM O PROF.°DR.° SILAS BORGES MONTEIRO: DESAFIOS PARA UM NOVO CURSO DE PEDAGOGIA. (p. 81-85).